Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

REDUCE, REUSE, RECYCLE

Reduce the amount of the Earth's resources that we use.
Reuse Don't just bin it, could someone else make use of it?
Recycle Can the materials be made into something new?
***

Isso acontece poucas vezes na vida, mudar assim os paradigmas.

A Ayla veio pra ficar conosco por três dias. Ficou 6 meses e mudou completamente a rotina da casa. Pra melhor. Ela é alemã, arquiteta, estudou na ex-Bauhaus, e mora com seu marido, também arquiteto, num pequeno vilarejo da Sardenha, ilha italiana. Dá aulas na faculdade em Cagliari, mas vive mesmo é ali, na sua pequena vila. Ganha tomates da vizinha que os planta, planta temperos em casa, compra tudo o que falta no mercadinho da vila, com sua “bolsa da Mary Poppins”. Não usa sacolas plásticas. Faz tudo por consciência de estar produzindo menos lixo e de que produtos locais não gastam combustível fóssil pra chegar na sua mão. Não é vegetariana, pois como Laconi é um vilarejo muito pequeno (uns 2000 habitantes) de pastores, o pagamento que recebe muitas vezes é em leitõezinhos.

Num primeiro momento parece uma vida chata, mas não é. Poderia ser idílica se não fosse uma vida muito real. E com ela descobri que podemos viver assim, em uma realidade consciente em qualquer lugar.

Eu moro no Rio de Janeiro, capital, em um apartamento pequeno. Hoje tenho uma horta. Quer saber como? Coloquei umas prateleiras na área de serviço e plantei em vasos tipo jardineira aquelas sementinhas de saquinho. Tenho manjericão, tomatinhos, hortelã, pimenta e plantei um gengibre pra ver se dá. Quando uso cebolinhas, enterro a parte da raiz e elas nascem. Ontem usei das minhas cebolinhas pra temperar uma sopa, você não imagina o cheiro! Agora só compro ovos do velhinho da barraquinha em frente ao supermercado, e devolvo a caixa porta ovos toda vez que vou comprar de novo. Reuse. Compro verduras e frutas na feira, às quartas-feiras. Converso com os feirantes e prefiro os que produzem na região. Reduce. O Recycle eu tenho usado muito na decoração. Pintei prateleiras velhas com tinta spray colorida e ficaram lindas. Fiz uma manta de fuxico e joguei no sofá, deu a cor que eu precisava. Pintei até molduras. Ficou ótimo.

É o exercício do consumo consciente. É a vida real. De verdade.
REDUCE, REUSE, RECYCLE Reviewed by vivianne pontes on . Reduce the amount of the Earth's resources that we use. Reuse Don't just bin it, could someone else make use of it? Recycle Can ... Rating: 5

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *