Passo-a-passo papel machê
Com a palavra, Carol W:
A minha paixão por esta técnica milenar foi tanta, que estou até hoje brincando como se ainda estivesse nas aulas de arte da escola. Sempre tive paixão pelos utensílios de cozinha, principalmente pelas xícaras. Adoro poder trabalhar nelas, pintando carinhas e lhes dando vida. São peças nas quais trabalho muito com o lúdico e sempre com o reaproveitamento de materiais. Ah, e errando aqui, acertando ali, aprendi que não devemos ter pressa, jamais.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Potes de iogurte, requeijão, copos ou tacas descartáveis de acrílico (daquelas transparentes usadas em coquetéis)
- Massa de Papel Maché (receita aqui)
- Espátula ou faquinha de patê
- Espátula de empurrar cutícula
- Cola branca diluída em água
- Arame Bitola 18
- Papel alumínio de cozinha
- Papel seda Branco rasgado em tiras finas (cerca de 1 cm de largura)
- Lixa para ferro n° 100
- Pinceis variados
- Tintas acrílicas ou PVA `
- Verniz spray fosco ou brilhante
MODO DE FAZER:
2- Trabalhe com calma e paciência na borda, pois ela é um pouco mais complexa. Com a ajuda da espátula tire o excesso de massa da borda e volte a alisar. Deixe no sol secando por cerca de 3 dias.
3- A borda deve ficar bem rente ao pote molde. Trabalhe assim em todo o resto.
4- Lixe muito bem com lixa para ferro n° 100.
6- Nesse caso, escolhi o espaguete com arame dentro. Faca então 3 camadas de papietagem com papel de seda, cobrindo toda a alça. Deixe secar por algumas horas ao sol.
7 e 8- Com um lápis, marque na xícara onde serão presas as sobras de arame da alça. Com o estilete, corte as marcas feitas levando em conta a espessura do arame.
10- Agora faca o arremate com um pouco de papier maché. Aqui, e melhor você utilizar uma espátula de cutícula sempre molhada em cola diluída em água.
11- Esconda todo o arame. Espere secar um dia ao sol.
12- Depois de tudo seco, você pode definir com um lápis onde ficará cada cor, antes de pintar.
Agora é só pintar! Utilize pinceis redondos, macios e para os contornos e detalhes, utilize pincel fino n°00 ou 000. Dentro, para esconder o plástico do pote utilizado como molde, você pode fazer apenas uma camada de papel de seda branco, esperar secar e pintar. Pode também fazer uma colagem com papel de seda estampado ou guardanapo utilizado em Decoupage. Por fim, passe uma ou duas camadas de verniz spray para proteger a pintura, e pronto! Enfeite sua Casa, faca uma coleção, dê de presente...
Dica: Nesse caso, não tiramos o pote de iogurte de dentro do trabalho, mas caso você use um molde que queira reutilizar, cubra-o com plástico filme de cozinha, prenda com fita crepe e só ai comece a trabalhar com o papel maché sobre ele. Quando estiver totalmente seco, com a ajuda de uma faquinha sem ponta, vá separando o trabalho do molde e depois puxe. O trabalho sairá e você poderá usar seu molde outra vez. Caso o trabalho não desenforme com facilidade, você pode cortar o papel maché com um estilete em apenas um dos lados do trabalho, de cima a baixo, e aí abri-lo. Retire o molde, una as extremidades cortadas com cola instantânea, e então arremate com papel maché.
*A Carol preparou uma apostila linda, com a receita dela pra massa de papel maché e mais peças lindas. A apostila custa R$115,00, com frete incluído. Quem quiser comprar, escreve pra ela. Imagens da apostila aqui.
Passo-a-passo papel machê
Reviewed by vivianne pontes on
.
Com a palavra, Carol W : A minha paixão por esta técnica milenar foi tanta, que estou até hoje brincando como se ainda estivesse nas aul...
Rating: 5