Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

10 MOTIVOS PARA DECORAR SUA CASA

de cor
do Lat. decorare

v. tr., aprender de memória; reter na memória.

v. tr., ornamentar; enfeitar, adornar.

***
Ontem fizemos um petit comitê em casa, alguns dos poucos e melhores amigos – do tipo que se conta nos dedos de uma mão. Dois deles compraram um apartamento na mesma época que eu, gastaram uma pequena fortuna com reforma e arquitetos e pararam no começo: o fôlego acabou. Perderam o prazer. E a casa ficou assim: um acampamento.

Pensando no que eles disseram (e também numa idéia que vem e vai, sobre a futilidade do assunto deste blog) resolvi procurar em mim, e nos arredores, 10 motivos para tratar da decoração da casa. Meu objetivo é te inspirar, e inspirá-los, e em troca autoafirmar que não gasto o meu tempo – compilando, pesquisando, escolhendo as melhores fotos e temas - à toa.
Vamos aos motivos – por que decorar?

1. Para se sentir bem e praticar o hedonismo solidário. Sua casa é onde você passa grande parte da vida, e se você não se sente bem nela, você não se sente bem em grande parte de sua vida. Quem cede à beleza, ao prazer e ao gosto pela vida diariamente, não só se sente mais feliz todos os dias como tem menos chance de entrar em depressão quando as coisas realmente ficam difíceis demais. Hedonismo não é um palavrão nem uma filosofia irresponsável. Então, pra deixarmos um pouco de sermos individualistas e possibilitar o prazer também pros olhos dos outros, embelezemos nossa casa! E comecemos pelas áreas onde podemos receber pessoas. Beleza solidária, baby. Got it?

2. Para exercitar o cérebro. Exercitar a criatividade faz bem pro cérebro e te deixa de humor mais leve. Inventar algo novo, pintar uma moldura, fazer uma dobradura para um móbile, tudo isso deixa a sua casa mais bela, mas também deixa a sua mente mais jovem.

3. Para aprender a planejar. Decorar uma casa inclui fazer contas, elaborar um planejamento, definir prioridades. Aprender a fazer bem estas coisas te ajuda em outros campos da vida.

4. Para aprender sobre o tempo das coisas. Fazer tudo, rapidamente, e o mais barato possível é uma aposta perdida. Comece pequeno, se dê tempo para mudar de idéia. Construa suas confianças (porque certezas, meu amor, dificilmente você vai ter). Quando você se sentir bem com relação a uma escolha, aí é hora de colocá-la em prática. Se não conseguir de decidir, desista, parta para outra etapa, e volte a essa depois. Deixe suas idéias amadurecerem.

5. Para otimizar o tempo, e economizar dinheiro. Decorar torna sua vida melhor, pois uma casa bem decorada é, em geral, uma casa mais organizada. Cada coisa em seu lugar reduz o tempo para limpar/arrumar a casa. E diminui também o tempo para achar as coisas. E economiza seu dinheiro, uma vez que muita gente paga multa por não achar as contas.

6. Para aprender a ser eco-responsável. Procure fazer escolhas ecologicamente conscientes, como priorizar a iluminação natural e o consumo moderado de água. Reaproveite o que puder, compre peças usadas e renove-as. Doe móveis e peças que ainda podem ser usadas por outras pessoas. Isso não é só moderno, isso é inteligente.

7. Para aprender a usar as cores em seu favor: induzir sensações. A escolha da cor nas paredes é importante porque influencia o humor (calma), a sensação térmica (frio/quente) e até a sua energia (relaxante/revigorante).

8. Para cultivar sua memória. Uma parede de fotografias, a escrivaninha do seu avô, a colcha que a sua avó bordou, o seu primeiro canivete. Coisas que fazem parte da memória ausente, da memória presente, coisas que lembram quem você é. Quando mudamos uma planta de vaso não é importante que ela vá com um pouco da terra do vaso anterior? Pois então, certos objetos são o seu grosso da terra. Adicione emoção à sua casa.

9. Para não supervalorizar. Não adianta colocar aquela cadeira de design numa posição de destaque, mas que atrapalha a circulação da casa. Oscar Niemeyer disse uma vez que o importante não é a arquitetura, é a vida. Decorar sua própria casa, com carinho, e aos poucos, passa pelo aprendizado de não achar importantíssima a compra daquela mesa caríssima, ou a contratação daquele decorador das estrelas. Às vezes uma mesa é só uma mesa, e é assim que deve ser.

10. Para valorizar as pequenas alegrias. Não é de uma felicidade encantadora olhar para aquela parede linda que você pintou? É importante dar valor as alegriazinhas, às pequenas coisas simples da vida, porque as grandes alegrias não acontecem em número suficiente para manter você feliz.

Então é isso. E o que eu puder fazer pra te ajudar a fazer uma decoração mais barata, mais bonita e mais interessante, pode ter certeza que vou fazer.

***

Leia também:
Hedonismo solidário.
Recicle, Reuse, Reduza.
Orçamento baixo.
10 MOTIVOS PARA DECORAR SUA CASA Reviewed by vivianne pontes on . de cor do Lat. decorare v. tr., aprender de memória; reter na memória. v. tr., ornamentar; enfeitar, adornar. *** Ontem fizemos um petit c... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *